segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Dr. Canal dói???

Quase diariamente me deparo com essa dúvida, da grande maioria dos pacientes, que precisam ser submetidos a este tipo de intervenção clínica. Bom, mas canal dói?
Não, canal não precisa ser sinônimo de sofrimento, nem de dor, o que acontece na maioria dos casos, é que quando se faz necessário um tratamento endodôntico, é que se tem um processo de cárie bastante extenso que por vezes leva a um comprometimento da polpa dental, estrutura onde estão presentes os vasos sanguíneos e nervos do dente.
Quando se tem uma situação destas, geralmente, existe uma sintomatologia dolorosa prévia ao tratamento, ou seja, a famosa e indesejável dor de dente, que já leva o paciente a um quadro de prostração frente ao profissional, por já haver sofrido demasiadamente.
O tratamento em si não é doloroso pois se faz necessário o uso de anestésicos, entretanto costuma ser bem cansativo, tanto para o paciente como para o profissional, pois as sessōes são trabalhosas. No entanto, os resultados clínicos da endodontia são excelentes, tanto na remissão da dor, quanto na regeneração de lesões ósseas provenientes de necrose pulpar.
Segue abaixo um vídeo explicativo, demonstrando o procedimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário